O Ministério da Saúde divulgou uma nota para lamentar uma apresentação de dança no 1º Encontro de Mobilização para a Promoção da Saúde no Brasil. Segundo a gestão de Nísia Trindade, a apresentação, que viralizou nas redes sociais, “surpreendeu pela coreografia inapropriada”.
Na gravação, uma mulher dança de forma provocativa ao som de Batcu, funk cantado por um dos participantes da apresentação. A performance foi acompanhada por aplausos do público presente e dos demais participantes a apresentação. Segundo o Ministério da Saúde, a programação do evento contou com a participação de sete grupos artísticos nos seus intervalos.
“O Ministério da Saúde lamenta pelo episódio isolado e adotará medidas para que não aconteça novamente”, diz a nota divulgada pelo ministério, que aproveita para detalhar que o objetivo “é apoiar a implementação e a gestão participativa da Política Nacional de Promoção da Saúde a partir do compartilhamento de experiências e da ampliação do diálogo entre gestores e trabalhadores de diferentes estados, com momentos dedicados à diversidade cultural”.