O escritor Salmon Rushdie, que sofreu um atentado a facadas na sexta-feira 12, saiu da ventilação no hospital. Segundo um amigo, e também autor Aatish Taseer, Rushdie já está “falando (e fazendo piadas)”.
O autor do atentado, o americano de origem libanesa Hadi Matar, de 24 anos, morador de Fairview, estado de Nova Jersey, se declarou “inocente” no tribunal. Ele viajou de ônibus até a cidade de Chautauqua e comprou uma entrada para a palestra de Rushdie. O escritor tinha uma “fatwa” (ordem de assassinato) emitida no Irã em 1989 por causa de seu livro Versos Satânicos, considerado uma “blasfêmia” pelo regime dos aiatolás. Vizinhos de Matar o descreveram ao New York Times como um sujeito quieto, que não fazia contato visual com ninguém.
O presidente Joe Biden e a primeira-dama Jill Biden emitiram nota se declarando “chocados e entristecidos”. Já o jornal iraniano Keyhan, publicado em Teerã, comemorou hoje o atentado, dizendo que Rushdie foi alvo de uma “vingança divina”, E avisou que o ex-presidente Donald Trump e seu ex-secretário de Estado serão “os próximos”.
Créditos: Revista Oeste.