O processo seletivo de nível médio para a Marinha do Brasil no Rio Grande do Norte revelou resultados alarmantes que podem indicar que os salários e condições de trabalho oferecidos para militares das Forças Armadas de nível fundamental e médio estão aquém daquilo que pode ser considerado como justo para profissionais de nível técnico.
Professores, consultados pela revista Sociedade Militar, avaliaram a prova como muito fácil, dada a pequenina bibliografia, exigindo apenas 7 leituras sobre Forças Armadas e Segurança Pública e Legislação Militar e a ausência de questões de matemática, química, física e língua estrangeira.
Nota-se que, para algumas especialidades, como Motores, não houve aprovados. Nessa área, a média geral foi de apenas 36,5, com todos os candidatos reprovados.
A seleção visava ao serviço militar voluntário, com remuneração equivalente a dos militares de carreira e duração máxima de 8 anos. Abaixo, apresentamos as médias de algumas especialidades oferecidas no concurso, selecionadas aleatoriamente.
Especialidade: Edificações
- Vagas: 3
- Aprovados e classificados: 9 (Média: 70,89)
Especialidade: Mecânica
- Vagas: 3
- Aprovados e classificados: 4 (Média: 58,50)
Especialidade: Metalurgia
- Vagas: 6
- Aprovados e classificados: 1 (Média: 74,00)
Especialidade: Motores
- Vagas: 1
- Reprovados: 4 (Média: 36,50)
Especialidade: Enfermagem (EF)
- Vagas: 9
- Aprovados e classificados: 27 (Média: 69,0)
Revista Sociedade Militar