Um idoso de 66 anos foi detido em Salvador, na Bahia, nesta quarta-feira (4), após ameaçar passageiros de um ônibus com um canivete e gerar tumulto dentro do coletivo.
De acordo com a Polícia Civil, a confusão aconteceu no ônibus que faz a linha Barra x Lapa, na altura dos Barris. Testemunhas relataram que uma pessoa estava pedindo dinheiro aos passageiros quando o idoso se irritou e começou a xingar a todos. O idoso também exigiu que os passageiros ajudassem o homem que estava pedindo dinheiro, dizendo que eles “fizeram o L”, uma expressão utilizada na campanha presidencial de 2022 pelo então candidato e hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em seguida, o idoso sacou um canivete e começou a ameaçar os passageiros. Um vídeo gravado por um passageiro mostra o idoso irritado e sendo contido por policiais.
O motorista do ônibus desviou o trajeto e parou em frente a uma delegacia, onde o idoso foi detido. Ele foi ouvido na Central de Flagrantes e foi liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), que é um documento que registra ocorrências de menor relevância, com pena máxima de dois anos de prisão ou multa.
O caso é considerado um episódio de intolerância e violência, que mostra que o preconceito ainda é uma realidade no Brasil.
Gazeta Brasil