Vladimir Putin (foto) afirmou nesta quinta-feira (5) que a Rússia concluiu “com sucesso” os testes de um míssil nuclear experimental que, segundo o Kremlin, seria capaz de dar a volta ao mundo e passar despercebido por sistemas de defesa aérea, informa o Estadão.
“Realizamos o último teste bem-sucedido do míssil de cruzeiro de alcance global e propulsão nuclear Burevestnik”, celebrou o autocrata russo.
A declaração aumentou as preocupações com a retórica nuclear de Moscou para dissuadir o Ocidente de apoiar a Ucrânia, cuja invasão pelas tropas de Putin completou um ano e sete meses no final de setembro.
“O Burevestnik tem sido anunciado pela Rússia desde 2018, mas pouco se sabe sobre o míssil, visto por alguns analistas internacionais com ceticismo pela dificuldade e perigo de operar uma arma como essa”, escreve o jornal paulistano.
Em 2019, cinco engenheiros nucleares e dois militares morreram na explosão de um navio da Marinha russa durante testes. O Kremlin nunca revelou o que estava sendo testado, mas os EUA afirmam que era o míssil Burevestnik.