• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
terça-feira, 5 de agosto de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Brasil

Câmara aprova cota para filmes brasileiros nos cinemas até 2033

Por Terra Brasil
04/out/2023
Em Brasil, Câmara, Cinema
Divulgação

Divulgação

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

A Câmara dos Deputados aprovou em plenário o projeto de lei que institui a cota de exibição para produções audiovisuais brasileiras nas salas de cinema do país até 2033.

A regra estava prevista em medida provisória de 2001, mas perdeu a validade em 2021. O PL 5497/2019 segue para aprovação do Senado Federal. Eis a íntegrado projeto (PDF – 148 kB).

O texto, de relatoria da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), estabelece que o tempo de tela dos filmes brasileiros, bem como quais tipos de produção serão permitidas, serão detalhados anualmente por decreto presidencial.

Leia Também

Pacientes do SUS poderão ser atendidos por planos de saúde a partir de setembro

Mega-Sena sorteia R$ 85 milhões neste sábado e movimenta apostadores

Incêndio atinge indústria em Guarulhos e mobiliza 40 bombeiros em 12 viaturas

Para isso, o Executivo deverá consultar entidades representativas de produtores de cinema, de distribuidores e de exibidores e a Ancine (Agência Nacional do Cinema).

Caberá à Ancine, também, divulgar relatórios anuais que tratem do impacto da política de cotas na divulgação de obras cinematográficas brasileiras.

O texto diz ainda que o governo federal deverá abordar medidas para assegurar a variedade, diversidade, competição equilibrada e efetiva permanência em exibição de longas-metragens nacionais em sessões de maior procura.

A exibição de filmes de meios eletrônicos (como plataformas de streaming) antes das sessões não contarão para efeitos da cota.

“Atualmente, as salas de cinema são povoadas de filmes preponderantemente norte-americanos, que não refletem a cultura e as tradições nacionais. Nesse contexto, é temeroso deixar que o mercado regule a entrada e a exibição de obras audiovisuais. As condições de competição entre a indústria cinematográfica norte-americana e a brasileira são diferentes, favorecendo amplamente à primeira”, diz o projeto.

A medida altera a multa para aqueles que não cumprirem as exigências previstas no decreto presidencial. Em vez de o valor ser calculado em 5% da receita bruta média diária de bilheteria do complexo cinematográfico, multiplicada pelo número de dias de descumprimento, o percentual incidirá sobre a receita bruta média diária do complexo multiplicada pelo número de sessões de descumprimento.

O governo poderá considerar atenuantes ou agravantes na aplicação das multas e poderá substituí-las por termo de ajustamento de conduta.

Por fim, o projeto também estabelece que, na ausência de um decreto presidencial sobre a cota de exibição até 31 de dezembro de todos os anos, será adotada a regra vigente no ano anterior.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

ALERTA aos trabalhadores: Nova lei está EM VIGOR sobre as regras das horas extras

PRÓXIMO

GSI de Lula busca registros de reuniões de Bolsonaro com Forças Armadas

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se