Instalado ao longo da semana em um prédio de Porto Alegre (RS), um painel de conteúdo político vem causando discórdia e debate na cidade. O material em questão faz críticas à visão de mundo comunista e convoca para as comemorações do bicentenário da Independência em 7 de setembro.
O painel em questão foi instalado no Edifício Caraíba, no viaduto da Conceição, no bairro Bom Fim. O material ocupa quase toda a lateral do prédio.
O topo da mensagem apresenta a frase “você decide”. Abaixo, duas colunas confrontam valores, sugerindo uma oposição entre nacionalismo, com a bandeira do Brasil, e o comunismo, representado por uma foice e um martelo.
A seguir há uma espécie de comparação de termos. De um lado, “vida”, “bandido preso”, “povo armado”, “valores cristãos”, “liberdade”, “agro forte”, “menos impostos”, “a favor da polícia”, “ordem e progresso”. Já na coluna oposta, constam as seguintes palavras: “aborto”, “bandido solto”, “povo desarmado”, “ideologia de gênero”, “censura”, “MST forte”, “mais impostos”, “a favor do PCC” e “narcotráfico”.
A ex-deputada Manuela d’Ávila (PCdoB-RS) criticou a iniciativa, pedindo a ação do Ministério Público (MP) e da Justiça Eleitoral. Na última quinta-feira 11, o vereador de Porto Alegre, Leonel Radde (PT), apresentou uma denúncia ao Ministério Público. No texto, o parlamentar apontou que as faixas apresentariam “claramente propaganda eleitoral irregular”. As informações são do jornal Zero Hora.
Já o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) divulgou pelo Instagram uma foto do painel com a legenda: “simples assim”.
Créditos: Revista Oeste.