onsiderado o maior jogador de futebol da história da Ucrânia, Andriy Shevchenko (foto) foi nomeado conselheiro independente do presidente Volodymyr Zelensky. A decisão foi anunciada em decreto publicado na última terça-feira (26) no site da Presidência ucraniana, informa O Globo.
“Meu papel não muda. Sou um conselheiro independente e continuarei fazendo o que sempre fiz: ajudar meu país, a Ucrânia, como puder”, disse Shevchenko, que se aposentou como jogador em 2012, à agência ANSA. Ele está na Itália, onde participará de jogo entre celebridades pela Ryder Cup, um torneio de golfe.
Hoje com 46 anos, o craque ucraniano jogou por Dínamo de Kiev, Milan e Chelsea. Seu maior sucesso foi no clube italiano, onde ganhou uma Champions League (na temporada 2002-2003) e, em 2004, a Bola de Ouro, o tradicional prêmio concedido pela revista France Football ao melhor jogador do mundo.
Shevchenko também treinou a seleção de seu país de 2016 a 2021 e já foi agraciado com o título de Herói da Ucrânia. Em agosto, ele foi um dos promotores do Game4Ukraine, amistoso que reuniu grandes ex-jogadores em Londres, com renda destinada a reconstruir escolas demolidas durante a guerra.
Crusoé