Uma oficial de triagem do OTS (Escritório de Segurança de Transporte) em um aeroporto das Filipinas foi flagrada em vídeo supostamente furtando US$ 300 (cerca de R$ 1.500) de um passageiro e tentando engolir as notas.
O que aconteceu
O incidente ocorreu no dia 8 de setembro, no Terminal 1 do Aeroporto Internacional Ninoy Aquino. A oficial de segurança levou a mala do passageiro para inspeção manual enquanto ele passava por um scanner de raio-x, segundo o jornal Boletim de Manila.
Imagens de câmeras de segurança mostram a oficial se virando enquanto coloca algo na cintura, apurou a CNN.
Depois, ela coloca o dinheiro na boca e tenta engoli-lo. Bebe um pouco de água de uma garrafinha e termina tentando empurrar o dinheiro com o dedo indicador.
Um relatório das autoridades aeroportuárias informou que um oficial que operava a máquina de raio-x foi visto passando uma garrafa de água à oficial de triagem, flagrada nas imagens tentando engolir as notas.
Segundo o relatório, ela foi “claramente vista engolindo deliberadamente as notas de dólar, dobradas em um pequeno pedaço”, e até ignorou um passageiro que passava e tentou lhe perguntar algo. “Ela estava tendo dificuldade para engolir as notas, apesar de ter bebido a água que lhe foi dada anteriormente”, acrescenta o documento.
O supervisor da oficial de triagem se aproximou dela, enquanto a mulher “estava obviamente quase engasgando em seu esforço para engolir as notas de dólar enquanto usava o lenço para cobrir a boca”, aponta o relatório.
Identidade confirmada
Em comunicado divulgado na segunda-feira, o OTS afirmou que a identidade da oficial de segurança foi confirmada.
Ao receber a informação sobre as recentes alegações de furto envolvendo uma oficial de triagem de segurança no Terminal 1 do Aeroporto Internacional Ninoy Aquino, onde desapareceu dinheiro no valor de trezentos dólares americanos, tomamos medidas para validar as informações e lançar sua investigação de apuração de fatos. Esse incidente não reflete o código de conduta dos funcionários e seus valores fundamentais.
Escritório de Segurança de Transporte, em nota
O subsecretário administrador do OTS, Ma.O Aplasca, disse que após a confirmação do caso de furto, o aeroporto implementou novas medidas de segurança, que incluem a remoção dos casacos e a revista nos bolsos dos uniformes dos agentes de segurança.
Os funcionários envolvidos foram imediatamente demitidos, processados e denunciados à Justiça.