O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um discurso na ONU nesta terça-feira (19) em que criticou duramente o neoliberalismo. Para Lula, o modelo econômico agravou a desigualdade econômica e política no mundo, levando à ascensão de líderes de extrema-direita.
Lula afirmou que a desigualdade gerada pelo neoliberalismo é um dos fatores que levaram ao aumento do populismo e da extrema-direita. “Em meio aos seus escombros, surgem aventureiros de extrema direita que negam a política e vendem soluções tão fáceis quanto equivocadas”, disse.
Lula também criticou a falta de reforma nas instituições multilaterais globais. “O princípio da igualdade soberana entre as nações vem sendo corroído”, disse.
“O desemprego e a precarização do trabalho minaram a confiança das pessoas em tempos melhores, em especial os jovens. Os governos precisam romper com a dissonância cada vez maior entre a ‘voz dos mercados’ e a ‘voz das ruas’. O neoliberalismo agravou a desigualdade econômica e política que hoje assola as democracias. Seu legado é uma massa de deserdados e excluídos. Em meio aos seus escombros surgem aventureiros de extrema-direita que negam a política e vendem soluções tão fáceis quanto equivocadas”, disse Lula.