Donald Trump pode estar enfrentando 91 acusações criminais em quatro acusações separadas, mas as pesquisas continuam a mostrar uma disputa extremamente próxima em 2024 entre ele e o presidente Joe Biden.
Uma pesquisa da CNN divulgada na quinta-feira mostrou Trump à frente por um ponto. Outras pesquisas recentes mostraram uma corrida empatada ou uma vantagem estreita para qualquer um dos candidatos. A média da pesquisa RealClearPolitics agora mostra Biden liderando por uma margem de apenas 0,4 ponto percentual — basicamente um puro toss-up. As pesquisas nos estados oscilantes têm sido mais escassas este ano, mas a maioria dos poucos que foram lançados também mostraram concursos fechados.
Alguns democratas responderam com ansiedade sobre o que as pesquisas mostram ou esperança cautelosa de que ainda há tempo suficiente para que as coisas mudem. Outros questionam se pesquisas específicas estão no nível ou simplesmente argumentam que é muito cedo para ler muito sobre elas.
É cedo, e as pesquisas provavelmente se moverão mais nos próximos 14 meses antes das eleições gerais. Muitas coisas podem acontecer: Trump pode enfrentar condenações criminais, a idade de Biden (ou a idade de Trump) pode mostrar mais, a economia pode dar uma volta para melhor ou pior. Mas se ignorarmos pequenas flutuações de curto prazo, no ano passado, as pesquisas têm contado uma história amplamente consistente de uma corrida muito próxima de que Trump tem uma chance real de vencer se, como esperado, ele ganhar a indicação do Partido Republicano.
Isso combina com algumas outras coisas que sabemos sobre a corrida de 2024. Os mesmos candidatos concorreram em 2020 e estava muito perto naquela época. E Biden tem baixos índices de aprovação — sugerindo que um número significativo de pessoas que votaram nele não está entusiasmado com sua presidência e que sua campanha tem muito trabalho a fazer.