Estão compartilhando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva protagonizou um “furto de canetas na Índia” durante a reunião do G20.
Mas a informação é enganosa. Após discurso na reunião de encerramento da cúpula do G-20, na Índia, em 10 de setembro, o presidente brasileiro pegou dois lápis de madeira e um bloco de anotações oferecido pela organização do evento aos representantes dos países. Depois, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, guarda os materiais em sua bolsa. Não houve “furto” ou “roubo” de canetas.
O vídeo recorta trecho da transmissão do CanalGov, mantido pela EBC, no YouTube, no dia 10 de setembro, após o presidente brasileiro encerrar seu discurso. Sobre as imagens, um homem narra a cena dizendo que Lula pegou canetas, olhou para o lado “assustado” e entregou os itens para a “comparsa” Janja. “Você acabou de presenciar um furto de canetas na Índia”, alega.
Na realidade, o político apenas levou embora dois lápis de madeira e um bloco de anotações customizados para o evento. O caderno foi entregue para um assessor, e os lápis foram guardados por Janja em sua bolsa. Pelo Twitter, a primeira-dama publicou uma foto dos itens e reagiu de modo irônico.
As “canetas” e caderninho que todos os Presidentes e Assessores receberam da organização. pic.twitter.com/GRUg8L6JNK
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) September 14, 2023
Pode-se notar que são os mesmos lápis que estavam nas mãos de Lula com base no registro em alta definição da EBC. Fotos tiradas durante a reunião confirmam ainda que os mesmos materiais foram entregues a representantes de outros países.
Créditos: ESTADÃO.