O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte é 38º do governo do presidente Lula
Márcio França (PSB) errou o nome da nova pasta que passa a comandar a partir desta quarta-feira (13). Após participar de uma cerimônia reservada, no gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para assinatura do termo de posse como ministro Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, ele conversou com a imprensa no Palácio do Planalto.
França teve que deixar, a contragosto, o Ministério de Portos e Aeroportos para entrada do deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos- PE). Em meio as negociações com o Palácio do Planalto para criar uma nova pasta para realocar Márcio França, o PSB, partido ao qual ele é filiado, queria que não tivesse “micro” no nome do novo ministério. A pasta nasceu do desmembramento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Durante entrevista no Planalto, ele comentou sobre o assunto. “No final, acabou que nem entrou micro no nome. Entrou, pequenas e médias empresas”, informou.
Porém, este não é o nome que consta na Medida Provisória (MP) enviada ao Congresso Nacional nesta quarta. O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte é 38º do governo do presidente Lula.
A publicação da MP saiu na edição desta quarta no Diário Oficial da União (DOU). O Congresso Nacional tem 120 dias para votar a lei, vencido este prazo, a MP caduca e o Ministério do Empreendedorismo deixará de existir.
Além de Márcio França, tomaram posse nesta quarta os novos ministros do Centrão André Fufuca (Esportes) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos).