Gorila jovem volta a se comportar normalmente após visitantes pararem de mostrar o celular pic.twitter.com/3zU2k1kI1N
— Junior Melo TERRA🇧🇷🇮🇱 (@juniormelorn_) September 10, 2023
Recentemente, a direção do Zoológico de Toronto, no Canadá, pediu que visitantes parassem de mostrar fotos e vídeos no celular para gorilas. Os especialistas alegaram que certos conteúdos “poderiam perturbar” a saúde mental dos animais, além de “afetar relacionamentos” e a forma como eles se comportam.
O aviso descrito em uma placa viralizou, e nos lembrou que temos diversas semelhanças genéticas com esses primatas, o que possivelmente inclui certa propensão a gostar de ver telas.
Os primeiros resultados após o aviso ganhar fama começaram a surtir efeito: o principal “fã de telas” entre os símios do parque, um adolescente de 14 anos chamado Nassir, já restabeleceu boa parte do comportamento esperado de um gorila.
“Acho que estamos confiantes em dizer que o estamos vendo-o engajado em suas atividades normais de gorila, com Sadiki e o habitat”, disse Dolf DeJong, executivo-chefe do zoológico, em entrevista à rede CP24. Abaixo, um vídeo dos gorilas interagindo na instituição.
Segundo ele, apesar da placa ter viralizado apenas em julho, já tem alguns anos que foi fixada perto da área dos primatas. Apenas após viralizar o aviso surtiu efeito de verdade, contou DeJong.
Mesmo sem celulares por perto, os gorilas têm tempo para assistir televisão no zoológico. De duas a três vezes por semana, os gorilas veem programas televisivos, uma hora por vez.
“Queremos apenas ter certeza de que conhecemos o conteúdo. Muito parecido com o gerenciamento de uma conta para uma criança ou algo assim”, disse o executivo, que revelou ainda que os animais gostam de “documentários sobre animais”, especialmente aqueles que “mostram gorilas”.
Créditos: R7.