No sábado (9) começa o encontro dos líderes dos países que compõem o G20, o grupo de maiores economias do mundo na cidade de Nova Delhi, no país de Bharat.
Esse é o nome de país que vai constar nos convites para o jantar entre os chefes de Estado, mas trata-se da mesma nação conhecida como Índia.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, mudou o nome de Índia para a palavra em sânscrito que descreve o país no convite do jantar –e pode ser que, no futuro, Bharat se torne o nome oficial.
Segundo a rede de televisão News18, fontes governamentais anônimas afirmaram que os deputados do partido de Modi, o BJP, podem apresentar uma resolução para dar proeminência ao uso oficial de Bharat.
Que palavra é essa?
O nome Bharat já é usado em algumas circunstâncias.
Bharat é uma palavra em sânscrito que, de acordo com acadêmicos, já constava em textos hindus antigos. A palavra também significa Índia em hindi.
O BJP, o partido de Modi, tem a palavra no próprio nome: a sigla significa Bharatiya Janata Party.
Os defensores da mudança afirmam que a palavra Índia foi uma imposição dos britânicos, que colonizaram o país por cerca de 200 anos, até a independência, em 1947.
Política das palavras
O BJP é um partido nacionalista, e tem mudado nomes de lugares em cidades onde está no poder.
A oposição a Modi é contra a mudança.
A aliança de partidos de oposição é uma frente que adota a palavra INDIA como sigla (significa Aliança Inclusiva de Desenvolvimento Nacional Indiano em inglês).
Fonte: G1.