O governo Lula gastou R$ 78,4 mil com a visita do ditador Nicolás Maduro ao Brasil. O encontro ocorreu no final de maio.
A informação consta de um pedido de informação apresentado pelo deputado Zé Trovão (PL-SC).
Segundo o governo federal, os gastos foram específicos com logística e segurança do presidente da Venezuela.
Maduro é alvo de uma investigação no Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade. No comunicado assinado pelo ministro Mauro Vieira, este aspecto não compromete as relações do país com outras nações.
“A visita ao Brasil de Chefe de Estado de um país cuja situação é objeto de investigação no âmbito do TPI não enseja violação de obrigações internacionais assumidas pelo Brasil”, disse Vieira no ofício.
“No âmbito do Tribunal Penal Intemacional (TPI), desde novembro de 2021, há investigação em curso pelo Promotor do Tribunal a respeito de crimes contra a humanidade alegadamente cometidos na Venezuela. Até o momento, o Tribunal não deu início a caso concreto a respeito dos fatos em investigação”, justifica o chanceler.
Durante a visita, Lula assinou um memorando de entendimento com o ditador venezuelano na área de alimentos e outro sobre mecanismos de supervisão de cooperação bilateral.
O Antagonista