A Igreja Mundial do Poder de Deus, de Valdemiro Santiago, levou a leilão um templo de 46 mil m² com lances a partir de 38,5 milhões.
O site Superbid Exchange anuncia que os lances serão aceitos a partir de 9 de outubro, às 14 horas. A venda se encerra em 13 de outubro, também às 14 horas.
Como é o templo de Valdemiro Santiago
Localizado na Rua Benedito Fernandes, em Santo Amaro, zona sul da capital paulista, o templo tem espaço para 20 mil pessoas: 13,5 mil delas sentadas.
Além do auditório para a realização dos cultos, o templo de Valdemiro Santiago que vai a leilão tem estacionamento para 813 automóveis e 162 motos, espaços que eram usados como apartamentos residenciais e salas de aula.
O prédio administrativo tem cinco pavimentos, elevadores, escadas, galpão de 17 mil m² e pé direito de 10 m. O edifício foi inaugurado em 2014 e tem salas que eram usadas como apartamentos, com guarda-roupas, televisões e camas, de acordo com o relato de alguns pastores ao jornal O Estado de S.Paulo.
Quem determinou a penhora do imóvel foi a Justiça de São Paulo. O intuito é quitar uma dívida de R$ 881 mil de outro templo da Igreja Mundial, localizado em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.
A igreja de Valdemiro foi condenada em primeira e segunda instâncias e não pode mais recorrer, o processo já transitou em julgado. Agora, ele pode somente questionar os cálculos da correção da dívida.
A Mundial tem 1,1 mil ações contra ela no Tribunal de Justiça de São Paulo, a maioria por cobrança de dívidas. Os representantes da instituição dizem que as dívidas decorreram do fechamento dos templos durante a pandemia, o que teria feito a arrecadação de dízimos cair.