Em sua transmissão semanal na internet, no programa Conversa com o Presidente, Lula (PT) comentou a importância da presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nos eventos promovidos pelo governo federal para negociar recursos para o estado. Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio não compareceu ao lançamento do Novo PAC, realizado na primeira quinzena de agosto, no Rio de Janeiro.
A declaração foi feita durante o episódio lançado na manhã desta terça-feira, no canal do Youtube do presidente. Lula afirmou que pretende visitar os estados de Minas Gerais e São Paulo na próxima semana, comandados respectivamente por Romeu Zema (Novo) e Tarcísio, ambos alinhados com Bolsonaro.
Durante a entrevista, o presidente cobrou a presença do governador paulista em evento que acontecerá no estado para anunciar a construção da ferrovia que deve ligar Campinas à capital e vai contar com recursos federais.
— Quero ver se na outra semana eu consigo ir a Minas Gerais e a São Paulo, para discutir os investimentos do estado de São Paulo. Vamos tentar a participação do Governo do Estado. Se quiser participar, se não quiser participar, a gente fará o ato do mesmo jeito. Mas, como nós somos civilizados, vamos fazer e convocar o governador, porque é importante ele estar. O compromisso que vamos assumir é com ele também — disse Lula.
Ex-ministro de Bolsonaro, Tarcísio, assim como Zema, foi um dos poucos governadores que não esteve presente no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, para o lançamento do PAC. O representante paulista anunciou com antecedência que não participaria e enviou o vice Felício Ramuth.
— Se nós vamos emprestar dinheiro do governo federal, do BNDES, para fazer a ferrovia Campinas-São Paulo, nós queremos que o governador esteja presente, afinal de contas, é o estado de São Paulo que vai fazer — completou Lula.
O Globo