Ex-presidiário também anuncia a criação de ministérios e reafirma ser contra a privatização de empresas estatais
Em uma entrevista à Rádio Educadora AM de Piracicaba (SP) hoje, o ex-presidente Lula deixou claro que em um eventual novo mandato vai criar novos ministérios e novas empresas estatais. “Vamos recriar o Ministério da Cultura, vamos recriar o Ministério do Meio Ambiente, vamos fazer o Ibama voltar a funcionar, vamos criar o Ministério da Igualdade Racial, vamos criar o Ministério da Pesca, nós vamos criar várias coisas, nós vamos criar comitês de cultura nesse país, vou criar um ministério para cuidar das questões indígenas nesse país”, disse.
Privatizar, ao que tudo indica, continuará sendo uma palavra proibida no governo petista. “Sou contra privatização”, reafirmou o candidato petista. O ex-presidente prefere a criação de empresas de economia mista, a exemplo do Banco do Brasil e da Petrobras. A Lava-Jato revelou o resultado prático dessa preferência.
Na entrevista, Lula demonstrou irritação com perguntas sobre corrupção durante os governos do PT. O ex-presidente foi questionado, por exemplo, se se considerava traído pelos seus pares ou se foi negligente com malfeitos em seus dois mandatos. Ele respondeu que um presidente da República não tem como saber o que ocorre em todo o território nacional.