A rede 5G pura (standalone) será ativada na próxima terça-feira, (16), nas cidades de Salvador (Bahia), Goiânia (Goiás) e Curitiba (Paraná). A informação é de Moisés Queiroz, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e presidente da Gaispi, grupo responsável por acompanhar a instalação da nova rede.
“Vamos começar os testes hoje de tarde nessas cidades. E a rede será ligada na próxima terça-feira nessas três capitais”, adiantou Queiroz.
Segundo ele, o anúncio será feito na sexta-feira, quando ocorre a reunião do Gaispi.
“A reunião do Gaispi seria amanhã, mas adiamos para sexta-feira para ter maior segurança em relação aos testes na rede”, disse Queiroz.
A nova rede 5G pura já foi lançada em Brasília, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e João Pessoa. A previsão da Anatel é que até o fim de agosto todas as capitais já estejam com a nova rede liberada, exceto Manaus e Belém.
A nova frequência do 5G pode ter velocidade superior a 1 gigabit por segundo (Gbps). De acordo com a Anatel, há atualmente 81 modelos habilitados para o 5G. Mas só 59 desses smartphones estão aptos à rede pura (SA).
Mas em média, segundo as operadoras, a rede standalone vem registrando velocidade média de conexão entre 300 megabit por segundo (Mbps) e 400 Mbps.
Hoje, diversas cidades do Brasil contam com o 5G DSS, que usa frequência do 4G, e oferecem velocidade que oscila entre 40 Mbps e 60 Mbps. O 4G atual pode ter velocidade de 20 Mbps a 40 Mbps, mas os números podem variar a depender da cidade e da quantidade de pessoas conectadas ao mesmo tempo.
Fonte: EXTRA