O avião que caiu ao norte de Moscou parou de transmitir dados por volta das 18h11, no horário local, de acordo com dados de rastreamento de voo do site FlightRadar24. Ainda de acordo com o site, a aeronave decolou às 17h59, horário local.
Dados indicavam um avião modelo Embraer Legacy registrada em nome do chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, em altitude de cruzeiro sobre a região de Tver após decolar de um aeroporto de Moscou, antes da transmissão de dados de velocidade e altitude ser interrompida.
Prigozhin está listado entre os passageiros a bordo do avião que caiu, segundo a mídia estatal russa.
Acredita-se que, no passado, o avião tenha transportado Prigozhin de Rostov-on-Don – local que se tornou o quartel-general do breve motim do grupo mercenário, em junho – para Moscou, São Petersburgo e Belarus.
Não está claro o que causou o acidente, e os dados do transponder de voo rastreados pelo FlightRadar24 não oferecem muitas pistas.
Esses dados não indicam uma descida acentuada antes do avião parar de transmitir dados, sobre a região russa de Tver, por exemplo, embora imagens mostrem uma aeronave em uma aparente queda livre.
O destino do avião também não está claro nos dados de rastreamento, mas as autoridades russas disseram que a aeronave tinha como destino São Petersburgo.