Internado por complicações cardíacas, Fausto Silva aguarda por um transplante de coração na extensa fila do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a única forma de conseguir tal procedimento no Brasil.
O Hospital do Coração (HCor) trabalha com uma estimativa de tempo que pode ser entre 12 e 18 meses para que o apresentador conclua o transplante. Só no estado de São Paulo tem cerca de 40 mil pessoas aguardando o procedimento na fila. A ordem de prioridade contempla critérios como a gravidade do quadro, compatibilidade de tipo sanguíneo entre paciente e doador e demais fatores.
Mas Faustão pode recorrer à opção de fazer o procedimento nos Estados Unidos, desembolsando a quantia que pode ultrapassar 1,6 milhões de dólares (R$ 7,9 milhões), sem falar das despesas pagas pelos seguros de saúde existentes no país – de acordo com o SBT.
A espera pelo transplante de coração nos Estados Unidos, ainda que pagando, demanda tempo. As estatísticas da Sociedade de Transplante de Órgãos (SRTR) no país sinalizam que a média nacional de espera por um transplante cardíaco é de aproximadamente cinco meses, ou seja, sete meses a menos que no Brasil.