Uma foto tirada em uma escola municipal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, mostra alunos assistindo a uma aula com guarda-chuvas para se protegerem da água que entra pelo telhado de uma sala. De acordo com parentes das crianças, sempre que chove no município eles são obrigados a buscá-las na unidade de ensino.
Os responsáveis pelos alunos organizaram um protesto em frente à escola Professora Maria de Araújo da Silva, na manhã desta segunda-feira (21). Segundo eles, toda a estrutura do local oferece riscos à integridade dos estudantes.
Além das goteiras, segundo relatos dos familiares, os alunos são obrigados a conviver com um teto podre, paredes que dão choque e salas de aula que não possuem ar-condicionado.
“Não existe ambiente para eles ficarem. Chove em todos os ambientes, e não é uma chuva, uma goteira, é uma cachoeira nas salas”, relatou a mãe de uma aluna em entrevista à Record TV Rio.
Henrique, aluno da instituição, tem o sonho de ser veterinário. “A chuva e o calor impedem a gente de ter aula. Vontade nós temos, mas não temos estrutura”, declarou o menino.
Em nota, a Prefeitura de Duque de Caxias afirmou que a escola foi vistoriada pela Defesa Civil na última semana e declarou que sua infraestrutura não oferece risco. Ainda segundo a nota, nos próximos dias serão feitas obras de recuperação do telhado e reforma da cisterna.
R7