Ter os cabelos longos é o sonho de muitas mulheres, mas a falta de vitaminas, fatores genéticos e excesso de procedimentos químicos são alguns problemas recorrentes e que podem impedir que os fios cresçam fortes e saudáveis.
Por sorte, a ciência tem se debruçado e procurado uma forma de resolver o problema. Estudo recente publicado na National Library of Medicine constatou que o óleo de lavanda pode se tornar um grande aliado do público feminino. Soluções do composto foram aplicadas topicamente nas costas de camundongos, uma vez por dia, cinco vezes por semana, durante um mês.
No período analisado, os pesquisadores observaram mudanças no número e na espessura dos folículos pilosos. Foi notada, ainda, melhora na espessura dérmica, na profundidade do folículo piloso e de tecidos da pele.
De acordo com os pesquisadores, os constituintes do óleo de lavanda incluem acetato de linalil, linalol e geraniol. Esses ativos são conhecidos por serem eficazes, entre outros quesitos, no relaxamento, no crescimento das células e na alopecia areata — doença inflamatória que provoca a queda dos cabelos.
Os grupos que receberam o óleo de lavanda mostraram uma elevação significativa na profundidade dos folículos capilares e na camada dérmica.
Os resultados indicam que o óleo tem um efeito no crescimento capilar, conforme observado morfologicamente e histologicamente. Dessa forma, os estudiosos acreditam que o óleo de lavanda pode ser aplicado como um agente promotor de crescimento dos cabelos.
Metrópoles