Um dos maiores sucessos do grupo Queen foi retirado do disco ‘Greatest Hits’ (1981) para evitar a “cultura do cancelamento”. Os executivos do grupo Universal decidiram que a versão do álbum disponível na plataforma de streaming Yoto não terá a canção ‘Fat Bottomed Girls’. Uma tradução à brasileira do título da música poderia ser ‘Garotas com Popozão’.
A canção retirada do álbum foi composta por Brian May em 1978. Um trecho da música diz: “Fiquei sozinho com a grandona da Fanny, uma babá safada, uma mulher enorme, ela me transformou em um menino malvado”. Outro afirma: “Garotas com popozão, são vocês que fazem o mundo girar”.
‘Greatest Hits’ é um dos maiores sucessos do Queen e um dos discos mais vendidos de todos os tempos, com 25 milhões de cópias comercializadas ao redor do mundo. Entre os outros sucessos do Queen presentes no álbum junto com ‘Fat Bottomed Girls’ estão as clássicas ‘Bohemian Rhapsody’, ‘Don’t Stop Me Now’ e ‘We Will Rock You’.
O jornal britânico Daily Mail conversou com executivos da indústria musical incomodados com a decisão da Universal em remover a canção do álbum.
“Uma canção divertida não é mais aceitável na sociedade atual”, lamentou o empresário anônimo entrevistado pela publicação. “Por que não podemos ouvir alguém cantando sobre sua apreciação por pessoas de todas as formas e tamanhos?”.
Brian May e os assessores do Queen ainda não se pronunciaram em público até o momento sobre a decisão pela remoção de ‘Fat Bottomed Girls’ da versão de ‘Greatest Hits’. Em 2008, em entrevista à revista Mojo, o ele falou sobre as origens da canção: “Eu escrevi com o Fred [Mercury] em mente, é o que você faz quando tem um cantor ótimo que gosta de meninas grandonas… Ou meninos”.
A vida e os feitos de Freddie Mercury (1946-1991) e seus colegas de Queen foram retratados no longa ‘Bohemian Rhapsody (2018) – ou pelo menos uma vesão romanceada deles.
Fonte: Monet.