Esta matéria aborda assuntos sensíveis, como violência doméstica, feminicídio e suicídio.
O grande público está acostumado a receber a força e o impacto de cenas vindas da Bósnia e de outros países da região dos Balcãs em filmes como ‘Quo vadis, Aida?’, ‘Um Filme Sérvio’, ‘Terra de Ninguém’, ‘Na Terra de Amor e Ódio’, ‘Bem-Vindo a Sarajevo’, entre outros.
Contudo, imagens que circularam nas redes chocaram o mundo ao mostrar o crime cometido pelo fisiculturista bósnio Nermin Sulejmanovic, que transmitiu ao vivo o momento em que matou a tiros a ex-companheira Nizama Hećimović.
Para deixar a situação ainda mais dramática, uma emocionante postagem feita por Nermin falando sobre a recente maternidade, deixou o país com o coração ainda mais apertado em meio aos sentimentos de luto e revolta.
Nizama postou no instagram uma foto delicada do pé de sua filha, dizendo que ela representa “um futuro pelo qual vale a pena viver”, pouco antes de Nermin realizar sua matança. Além da ex, o fisiculturista teria atirado fatalmente em dois homens – pai e filho – antes de tirar a própria vida.
“Um bebê tornará o amor mais forte, dias mais curtos, noites mais longas, menos dinheiro, casa mais feliz, roupas mais surradas, o passado esquecido e um futuro pelo qual vale a pena viver”, escreveu a vítima em uma legenda que acompanha o post.
A transmissão ao vivo de Sulejmanovic teve cerca de 12.000 espectadores que foram informados por ele que estavam prestes a testemunhar um assassinato. “Aqui, assista ao assassinato ao vivo agora, bem e fácil … Você está assistindo?”, Sulejmanovic diz para a câmera antes de realizar o disparo contra a esposa. A filha da vítima não foi alvejada e acabou encontrada por policiais chorando em uma poça de sangue.
O fisiculturista ainda realizou mais dois vídeos enquanto fugia, e neles disse ter matado outras duas pessoas – Džengiz e Denis Onder, de acordo com o The Sun -, além de ter ferido um policial, um homem e uma mulher. Localizado por outros agentes, o criminoso apontou a arma para si mesmo e atirou.
“Não tenho palavras para descrever o que aconteceu hoje em Gradacac”, disse o primeiro-ministro da Federação Bósnia, Nermin Niksic, após o tiroteio. “O assassino tirou a própria vida no final, mas ninguém pode trazer de volta a vida das vítimas”, lamentou.
Ainda sem mencionar a razão para a matança, as autoridades bósnias informaram que Sulejmaonvic já havia sido denunciado por Nizama por ameaças e violência doméstica. O criminoso ainda teria conexões com uma quadrilha de drogas e um longo registro criminal incluindo contrabando de drogas e agressão a um policial. Além disso, promotores informaram que pessoas que tenham feito comentários durante a live com mensagens de apoio às ações do homem podem ser processadas.
ATENÇÃO
A ‘Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180’ presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes. Outra opção é ligar 190 para falar com a Polícia Militar.
Se você ou alguém que você conhece está lutando contra a depressão ou pensamentos suicidas, entre em contato pelo telefone 188; o serviço funciona 24 horas. O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.
Créditos: Revista Monet.