Goiânia – Moradores do município de Santa Tereza de Goiás, no norte de Goiás, assustaram-se com um terremoto durante a tarde de segunda-feira (15/8). O tremor de 3.1 graus de magnitude foi confirmado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB).
Uma câmera de segurança registrou o momento do tremor, que aconteceu às 13h34.
Veja as imagens:
Terremoto “natural”
De acordo com o boletim emitido pelo Observatório, o terremoto foi classificado como natural, ou seja, com risco baixo e que raramente provoca danos. No entanto, moradores do município de Porangatu, a cerca de 40 km de distância da cidade, também sentiram o tremor.
Segundo os moradores da cidade, os telhados das casas chegaram a balançar. O radialista Ivan Vieira relata que estava deitado quando sentiu as primeiras vibrações da terra. “Tremeu o telhado, tremeu tudo. Pensei que fosse alguma coisa diferente, foi muito intenso. Mas o pessoal escutou a 30 quilômetros daqui.”
O jornalista Claudemir Brito disse que já tinha ouvido falar em tremores de terra na região norte do estado, mas que “nunca tinha sentido”.
“Estava com minha filha quando nós sentimos. Foi coisa rápida, de alguns segundos, mas muito forte”, lembra. Brito compara o tremor sentido no começo dessa tarde com aqueles sentidos quando há rolos compressores trabalhando na compactação de terra.
“Pessoal está falando que pode ser também uma explosão de dinamite, mas, pela distância, eu acho que não é”, conta.
Metrópoles