O senador Humberto Costa (PT-PE) disse hoje, durante o programa UOL Entrevista, que o governo Lula deu espaço para partidos de centro sem “garantias” e, por isso, avalia que a consequência dessa “contingência” será a necessidade da gestão petista “novamente conceder espaços” em uma reforma ministerial em busca de apoio.
Costa disse aos colunistas Carla Araújo e Josias de Souza que o governo deveria ter assegurado uma quantidade significativa de votos antes de ceder ministérios desde o primeiro momento.
Deveríamos ter relutado mais em conceder dar nove ministérios a essas forças políticas sem a garantia que esses nove ministérios dariam ao governo uma quantidade de votos muito significativos. […] Agora, o governo precisa novamente conceder espaços para ver consegue chegar numa conta de 300 parlamentares [na base governista].
Humberto Costa, senador (PT-PE)
Ainda assim, o senador não quis classificar a decisão como um erro do partido no início do governo Lula.
Não estou falando que foi um erro, foi uma contingência ali. […] Eu não participei do processo de discussão, negociação e composição do governo, então não posso fazer uma crítica, dizer que foi um erro.
Humberto Costa, senador (PT-PE)