Médicos especialistas identificaram um novo sintoma de covid longa em um paciente de 33 anos. Suas pernas mudam de cor sempre que ele se levanta. Bastam 10 minutos em pé para os membros inferiores ficarem roxos.
Além da rápida mudança de cor, ele também relatou que suas pernas estavam “progressivamente pesadas, formigando, coçando e ficando escuras” toda vez que se levantava nos últimos seis meses.
O homem também notou que seus pés apresentavam erupções cutâneas, mas esses sintomas desapareciam se ele se deitasse.
O caso foi relatado na revista médica The Lancet. O artigo acrescentou que o homem “teve uma leve infecção por SARS-CoV-2, confirmada por PCR, 18 meses antes” de ser passar por consulta pela primeira vez e teve “uma suspeita de mais SARS-CoV -2 infecção seis meses depois.
Segundo os médicos que relataram o caso, a descoloração da perna se devia ao acúmulo venoso e isquemia cutânea.
Para tratar os sintomas incomuns do homem, os médicos recomendaram que ele aumentasse a ingestão de sal e líquidos e fizesse exercícios de fortalecimento muscular.
Outros sintomas do paciente
O paciente, que foi diagnosticado com covid longa, também relatou um histórico de 12 meses de exaustão pós-esforço, dor muscular, distúrbios do sono, dificuldades visuais, disfunção sexual e nevoeiro cerebral.
Considerando o quadro do paciente, os médicos o diagnosticaram com disautonomia secundária à infecção pelo coronavírus associada à Covid longa.
A disautonomia é um termo usado para descrever um grupo de condições médicas nas quais o sistema nervoso autônomo não funciona adequadamente. O sistema nervoso autônomo é responsável por regular funções corporais automáticas e involuntárias, como a frequência cardíaca, a pressão arterial, a digestão, a regulação da temperatura corporal e a resposta ao estresse.
Os sintomas comuns de covid longa incluem:
- cansaço extremo (fadiga)
- sentindo falta de ar
- perda de olfato
- dores musculares
No entanto, existem muitos sintomas que você pode ter após uma infecção por COVID-19, incluindo:
- problemas com sua memória e concentração (“névoa cerebral”)
- dor no peito ou aperto
- dificuldade para dormir (insônia)
- palpitações cardíacas
- tontura
- comichão
- dor nas articulações
- depressão e ansiedade
- zumbido, dor de ouvido
- sentir-se enjoado, diarreia, dores de estômago, perda de apetite
- febre alta, tosse, dores de cabeça, dor de garganta, alterações no olfato ou paladar
erupções cutâneas
Fonte: Catraca Livre