O criador do termo “Brics” e ex-economista-chefe do Goldman Sachs, Jim O’Neill classificou a ideia de criação de uma moeda comercial única para os países do grupo como “ridícula”, segundo entrevista concedida ao “Financial Times” (FT).
O’Neill criou o termo em 2001 para um artigo assinado por ele e publicado pelo Goldman Sachs, quando era economista-chefe da instituição. Mas ,nos últimos, anos vem sendo um crítico da organização.
Em entrevista ao Valor publicada no início do mês, o economista disse que “o Brics, como bloco, fortaleceu seu simbolismo superficialmente, e nada mais do que isso. Em termos de conteúdo, é decepcionante”.
Ele voltou a fazer crítica semelhante ao “FT”, quando afirmou que o Brics “nunca atingiu” nenhum objetivo desde que começou a se reunir, em 2009.
“Eles vão criar um Banco Central dos Brics?”
Ao abordar a questão de uma moeda única entre os países – que seria usada principalmente para negociações comerciais – O’Neill se mostrou cético, duvidando da viabilidade da medida. “Eles vão criar um Banco Central dos Brics?”, questionou O’Neill ao “FT”.
Ele também não vê com bons olhos a possibilidade de se aumentar o número de países dos Brics, dizendo que a expansão do grupo precisa ir além do simbolismo e propor vantagens reais aos novos membros.