O atacante Neymar foi anunciado nesta terça-feira (15) pelo Al Hilal, da Arábia Saudita, pelo valor de 160 milhões de euros (cerca de R$ 860 milhões, na cotação atual). Apesar do alto valor de seu salário, o craque brasileiro terá que ficar atento às leis e tradições sauditas ao se fixar pelo país.
Nós separamos para vocês as curiosidades sobre a Arábia Saudita e o que o atleta não pode fazer no país, conforme o portal “gshow”.
1. Festinhas
O atacante brasileiro é conhecido pelas inúmeras festas que gosta de promover ao lado de amigos. No entanto, sua tradição, de sempre, vai ser difícil de se manter. Isso porque as bebidas alcoólicas são proibidas na Arábia Saudita. As leis islâmicas proíbem tanto a produção e a distribuição quanto o consumo de todos os tipos.
2. Praias
Caso Neymar ou sua namorada queiram curtir uma praia, eles deverão seguir algumas regras. Uma delas é que se o jogador quiser passear de mãos dadas com Bruna Biancardi, ou até mesmo ela quiser colocar a barriga ‘para jogo’, eles precisarão buscar por praias privadas.
Nas praias públicas, essas atitudes são proibidas. Por sua vez, nas privadas, que tem que se pagar, não há separação de gêneros, e mulheres podem usar biquínis.
3. Costumes
Como não é novidade, a vida na Arábia Saudita não é simples para as mulheres. Mesmo que o país tenha dado mais liberdade a elas nos últimos anos, ainda há muito o que não podem fazer pelas ruas.
Como por exemplo, as sauditas precisam vestir uma roupa preta que cobre todo o corpo, conhecida como abaya, e cobrir os cabelos com o hijab. No entanto, recentemente, o governo do país anunciou que os estrangeiros não precisam seguir mais esta regra, só que na prática, a aceitação dessas normas não é uniforme.
Outra regra que se encaixa é que as sauditas não podem falar com homens que não façam parte da sua família, trabalhar ou abrir uma empresa sem a permissão de um traço masculino.
4. Outros enquadres
A Arábia Saudita não deixa namorados morarem juntos, apenas se tiver casório. No entanto, segundo o site “Foot Mercato”, Neymar conseguiu a autorização do governo para morar com Bruna Biancardi, mesmo não sendo casado com a influenciadora, o que é proibido na região.