O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), ex-ministro do Meio Ambiente (MMA), revelou nesta terça-feira, 15, qual ONG mais financiou jornalistas para participação em eventos no exterior, entre 2019 e 2021, período no qual Salles chefiou o MMA: Instituto Clima e Sociedade (ICS). O ex-ministro, contudo, não citou nomes dos jornalistas, mas sugeriu que fazem parte da grande mídia.
De acordo com Salles, Ana Toni foi a “grande articuladora” desses eventos do ICS. Hoje, a servidora é secretária de Mudança do Clima de Marina Silva.
“Esquema” de influência de ONG denunciado por Salles
O ex-ministro do MMA disse ainda que há uma espécie de esquema de influência que envolve ONGs, poder público e academia. “Ora atuam nos governos, ora nas universidades”, disse Salles, durante a CPI das ONGs, ao mencionar que, quando um funcionário público deixa o cargo na esfera pública, o que está em alguma faculdade ocupa o seu lugar, e assim por diante.
Salles afirmou ainda que as ONGs pagam essas pessoas para desenvolverem estudos acadêmicos a fim de servirem aos propósitos de grupos interacionais. “É uma ciranda”, constatou. “Uma ciranda na qual um assina cheque para o outro e legitima o discurso do colega.”