O ex-candidato à presidência da República Luiz Felipe D’Avila (Novo) disse, durante participação no UOL Entrevista, que o STF (Supremo Tribunal Federal) viola a constituição nas prisões de manifestantes envolvidos no 8/1.
Ele repudiou os atos do 8/1 e classificou o episódio como “criminoso”, mas não concorda com a maneira como estão sendo conduzidas as prisões.
“O jeito pelo qual o Estado brasileiro está fazendo isso é de uma irresponsabilidade absurda. Como você prende 1.500 pessoas sem acusação formal? Isso é um absurdo, é contra o Estado de Direito.
Não pode prender gente desse jeito e manter essas pessoas presas sem acusação formal.
O responsável é o supremo, agindo como colegiado. O supremo é o guardião da constituição, isso é violação do direito pétreo da Constituição brasileira.”
Ao UOL, o STF disse que, dos 2,1 mil detidos, há ainda 49 presos por envolvimento no dia 8 de janeiro. Além disso, todos já são réus e com acusação formal.
Luiz Felipe D’Avila também comentou a fala do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sobre o maior protagonismo econômico e político dos estados do Sul e do Sudeste em resposta aos do Norte e Nordeste.
“A fala é completamente correta e o que houve foi uma má-fé inacreditável de desdizer o que ele falou para colocar em outro contexto. Ele não falou em nenhum momento de divisão do Norte e do Sul.
A releitura do que ele falou nesse contexto de que está querendo dividir Norte e Sul é uma leviandade inacreditável, mas faz parte do jogo político.”
UOL