• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
domingo, 11 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Brasil

Vice de Maduro diz que ameaça a Lula vem de quem está ‘alinhado ao Norte’

Por Terra Brasil
10/ago/2023
Em Brasil, Governo, Política
Divulgação

Divulgação

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse que as “tentativas contra a vida” do presidente Lula (PT) acontecem por quem está alinhado “aos interesse do Norte”. O discurso foi feito durante a Cúpula da Amazônia, em Belém.

Delcy representou o presidente Nicolás Maduro, que cancelou sua participação na cúpula. Essa seria a segunda vez de Maduro no Brasil nesta gestão de Lula. 

 

Leia Também

Essa proposta de lei pode te fazer desistir de vender o seu carro

Veja como preparar um café da manhã inesquecível e surpreender no dia das mães

Zema oferece estatais para abater dívida bilionária com a União

Cada vez que ouvimos notícias de tentativa contra a vida do presidente Lula, nós sabemos que por trás dessas tentativas estão os interesses daqueles que preferem um governo complacente com as atividades ilícitas, a destruição da biodiversidade e alinhado aos interesses do Norte.
Delcy Rodríguez, vice-presidente da Venezuela

A vice-presidente também apresentou propostas da Venezuela, entre elas declarar a emergência regional dos países amazônicos, por conta da questão climática. 

Também foi sugerida a criação de um plano de desmatamento zero, com mapeamento das áreas críticas na região, e ações conjuntas de reflorestamento.

Mais cedo, o presidente Lula defendeu que na floresta amazônica podem ser estar soluções para problemas. Ele também citou o que chamou de “severo agravamento da crise climática” e que é urgente retomar e ampliar a cooperação entre países da região.

A Cúpula da Amazônia reúne países-membros da OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica), criada em 1978 e que há 14 anos não se reunia. Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela fazem parte.

 

Tribunal de justiça ambiental

 

Durante seu discurso, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, falou sobre a criação de um tribunal de justiça ambiental na Amazônia, para julgamento de crimes contra a região..

 

A vida se defende com razão e diálogo, mas também com armas, por isso, acreditamos que precisamos combater de modo mais intenso aquilo que opera contra a Amazônia. Seria interessante os ministros da Defesa de todos os países aqui reunidos terem a possibilidade de fazer essa discussão.
Gustavo Petro, presidente da Colômbia

Petro também sugeriu a formulação de um tratado “militar e judicial” para fortalecer a cooperação na região, inclusive em áreas como combate ao desmatamento.

*Com informações da Agência Estado

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Quase metade do congresso desaprova relação de Lula com as casas, diz pesquisa

PRÓXIMO

Imagens liberadas do ministério da Justica do 8/1 são constrangedoras para Flávio Dino

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se