O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se reuniu com o procurador-geral da República, Augusto Aras, na manhã desta terça-feira (8/8), em Brasília.
O encontro, que não foi registrado na agenda oficial de nenhum deles, ocorre dias após a PGR pedir ao STF que anule uma investigação da Polícia Federal que envolve Lira.
A interlocutores, o presidente da Câmara disse ter se encontrado com Aras para convidá-lo pessoalmente para um jantar na próxima semana, sobre o qual Lira não deu detalhes.
O atual chefe da PGR, vale lembrar, está em campanha para tentar ser reconduzido pelo presidente Lula ou ao menos influenciar na sua própria sucessão. Lira é favorável à recondução de Aras.
Parecer sigiloso
Conforme revelou o colunista Aguirre Talento, do portal Uol, em um parecer sigiloso, a PGR pediu ao Supremo que anule uma investigação sobre desvios na aquisição de kits de robótica por prefeituras de Alagoas.
Na manifestação, a PGR argumenta que havia indícios da relação de Lira com os fatos investigados desde a fase inicial do inquérito e que, por isso, a apuração deveria ter começado no STF, e não na primeira instância.
O parecer está assinado pela vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, e foi apresentado para fundamentar o julgamento pelo STF de um recurso da defesa de Lira para derrubar a investigação.