Uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF) aponta o deputado Vicentinho Junior (PP-TO; foto) de usar da cota parlamentar para comprar um carro avaliado em 100 mil reais, para a sua irmã. A manobra está em uma investigação do MP, revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Presidente estadual do partido em Tocantins e aliado de Jair Bolsonaro e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Vincentinho teria concluído a transferência de propriedade do carro em junho do ano passado. Antes sob controle de uma locadora, os documentos foram inscritos no nome de Mariana Alice, sua irmã que é médica na capital Palmas.
O deputado pagou 6 mil reais por mês, durante 21 meses, pela posse permanente do carro — ao menos dez das mensalidades formam pagas usando a cota parlamentar — pensada originalmente para custear custos do mandato do deputado, como transporte pessoal, emissão de passagens e produção de material informativo.
A locadora do carro, um Toyota Corolla branco 2018, indicou ao MPF que o próprio parlamentar cuidou da negociação — mas disse não ter conhecimento que a verba vinha de dinheiro da cota parlamentar da Câmara dos Deputados. Ao Estadão, Vicentinho Júnior disse apenas que “se houve equívoco em qualquer interpretação, será corrigida”.
O Antagonista