O advogado Cristiano Zanin tomou posse, nesta quinta-feira, 3, como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia, que durou cerca de 15 minutos, contou com a presença do presidente Lula. Zanin assume no lugar do ex-ministro Ricardo Lewandowski — que se aposentou em abril deste ano.
O advogado ficou conhecido por atuar na defesa do presidente Lula nos processos da operação Lava Jato. Aos 47 anos, Zanin teve o nome aprovado pelo Senado em junho por 58 votos contra 18.
Zanin e Lula se aproximaram ainda mais durante a prisão do petista. Os dois possuem uma relação familiar, visto que o advogado é casado com Valeska Zanin, afilhada do presidente.
Leia também: “Quanto custa o convite para o jantar em homenagem a Cristiano Zanin”
Depois da cerimônia, a Associação dos Magistrados Brasileiros vai oferecer uma celebração ao novo ministro.
Desde a pandemia de covid-19, essa é a primeira vez que o STF faz uma cerimônia de posse com o rito “completo”. Na última, foi o ministro André Mendonça — indicado pelo então presidente Jair Bolsonaro –, o empossado.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também marcaram presença no rito.