Conheça alguns dos principais sinais de câncer no couro cabeludo
Quando falamos em câncer de pele, muitas vezes pensamos na pele de todo o corpo, mas esquecemos de uma parte importante – o couro cabeludo. O câncer que atinge o couro cabeludo é uma forma menos conhecida de câncer de pele, conhecido como malignidade cutânea do couro cabeludo. Refere-se a crescimentos cancerígenos que ocorrem na cabeça.
Esse tipo de câncer pode ocorrer devido à exposição à radiação ultravioleta (UV) nociva. Como o couro cabeludo é comumente coberto por cabelo, fica mais difícil detectar alterações na pele, dificultando a detecção precoce da doença. Além disso, os sintomas podem ser confundidos com sinais de ocorrências normais, como couro cabeludo irritado ou caspa.
Os sinais e sintomas do câncer de couro cabeludo variam dependendo do tipo de câncer presente. Conheça alguns dos mais comuns:
Sinais e sintomas de câncer no couro cabeludo
Ferida persistente ou ferida que não cicatriza
Uma ferida no couro cabeludo que não cicatriza ou que volta após desaparecer pode ser um sinal de câncer. Além disso, coceira persistente e sensibilidade em uma área específica do couro cabeludo que não melhora com cuidados regulares também merece atenção.
Caroço, inchaço ou mancha irregular de pele
Um nódulo, caroço ou inchaço no couro cabeludo que persiste e cresce com o tempo pode ser um sinal de alerta. Essas alterações no couro cabeludo geralmente parecem escamosas, ásperas ou com crostas, com mudanças na cor ou na textura. Nesse caso, é importante que seu couro cabeludo seja examinado por um profissional.
Ulceração, ferida aberta ou sangramento
Feridas abertas ou úlceras que não cicatrizam dentro de algumas semanas podem ser sinais de câncer. Além disso, sangramento inexplicado do couro cabeludo também pode ser um sinal de alerta.
Alterações no padrão de crescimento do cabelo
Se você notar mudanças perceptíveis no padrão de crescimento do cabelo no couro cabeludo, é melhor consultar um médico. Embora essa alteração, como afinamento ou perda de cabelo em uma área localizada, possa não ser necessariamente ser consequência de um câncer, é melhor não ignorá-la.