Um voo da companhia aérea alemã Lufthansa chamou a atenção das redes sociais nesta semana por ter criado um padrão de percurso em forma de pênis. O caso ocorreu na última sexta-feira próximo à Sicília, na Itália, enquanto o avião estava sendo desviado de sua rota original.
O voo, que partiu de Frankfurt, na Alemanha, estava programado para pousar em Catânia duas horas depois. Durante o percurso, no entanto, foi solicitado que a aeronave desviasse para Malta, de acordo com o site de tráfego aéreo “Flight Radar”. Segundo a imprensa italiana, o piloto teria ficado “insatisfeito” com a notícia.
Autoridades locais, porém, informaram que o padrão de voo fálico não foi intencional, e atribuíram o incidente às manobras de desvio. Este foi um dos diversos voos afetados pela redução das operações no Aeroporto de Fontanarossa, em Catânia, após um incêndio ter devastado um dos terminais em 16 de julho.
A empresa responsável pela administração do aeroporto atribuiu o desvio a uma “mudança repentina no vento”, e disse que outras aeronaves também tiveram dificuldades em pousar devido às “condições climáticas adversas”. A forma fálica tinha mais de 24 quilômetros de comprimento, e o piloto levou mais de 16 minutos para completá-la.
Quando terminou, ele retomou a rota de voo original, e o avião seguiu para Malta, pousando cerca de meia hora depois. Embora tenha ganhado repercussão, o piloto da Lufthansa não foi o primeiro a desenhar órgãos genitais masculinos no céu. Todo tipo de aeronave, desde comerciais até militares, já foi registrada voando em formas fálicas.
Em janeiro, o padrão de voo foi registrado por um helicóptero das Forças Armadas de Malta, que parecia criar um desenho fálico nos céus acima de Comino. O padrão incluía uma série de voltas elaboradas que, quando visualizadas no mapa, pareciam mostrar o contorno de um pênis.
Na época, a instituição afirmou que a imagem estava “fora de contexto” porque não mostrava o trajeto de voo completo.
O Globo