Um estudo realizado por pesquisadores da Escola de Saúde da Universidade de Georgetown, da Universidade de Nebraska-Lincoln e da MedStar Health, nos EUA, descobriu que o kombucha, uma bebida fermentada de chá, pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.
O trabalho, publicado na revista Frontiers in Nutrition nesta terça-feira (1º), envolveu 12 pessoas com diabetes tipo 2 que consumiram diariamente 236 ml (equivalente a um copo) de kombucha ou uma bebida placebo durante quatro semanas.
No final do estudo, os participantes que consumiram kombucha tiveram uma redução significativa em seus níveis de açúcar no sangue em jejum, em comparação com os participantes que consumiram a bebida placebo.
Os níveis médios de açúcar no sangue em jejum dos participantes que consumiram kombucha caíram de de 164 mg/dL (miligramas por decilitro) para 116 mg/dL. Os que tomaram placebo não tiveram redução importante.
As diretrizes da Associação Americana de Diabetes recomendam que os níveis de açúcar no sangue antes das refeições devem ficar entre 70 mg/dL e 130 mg/dL.
Os pesquisadores apontam os probióticos presentes no kombucha como os responsáveis pelos benefícios observados.
Os probióticos são microrganismos vivos que podem ter efeitos positivos na saúde intestinal. Estudos recentes mostraram a relação deles com melhora do processo digestivo, aumento da imunidade e redução da inflamação.
Por ter sido um trabalho com um pequeno grupo de pessoas, os autores sugerem que outras pesquisas sejam feitas para estabelecer o papel do kombucha na redução dos níveis de açúcar no sangue e se ele pode ser uma intervenção alimentar para indivíduos com diabetes tipo 2.
“Conseguimos fornecer evidências preliminares de que uma bebida comum pode ter um efeito sobre o diabetes. Esperamos que um ensaio muito maior, usando as lições aprendidas neste estudo, possa ser realizado para dar uma resposta mais definitiva sobre a eficácia do kombucha em reduzir os níveis de glicose no sangue e, assim, prevenir ou ajudar a tratar o diabetes tipo 2”, comentou o pesquisador Dan Merenstein, professor de ciências humanas na Escola de Saúde de Georgetown e autor do artigo.
Se você tem diabetes tipo 2 e toma remédios para controlar a doença, é fundamental conversar com o seu médico antes de inserir o kombucha na dieta.
Como existe essa possibilidade de a bebida reduzir os níveis de açúcar no sangue, indivíduos em tratamento podem ter uma queda muito grande na taxa glicêmica.
R7