A presidente do STF, Rosa Weber, enviou a representação para que a PGR se manifeste sobre a possibilidade de investigar o deputado federal
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, enviou para a Procuradoria-Geral da República (PGR) representação que visa apurar suposta prática de crimes cometidos pelo deputado federal Marcos Antônio Pereira Gomes (PL), o “Zé Trovão”.
A PGR agora vai se manifestar se é a favor de investigação contra o parlamentar por violência política com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A determinação é de praxe, pois a PGR é responsável por se pronunciar sobre investigações que envolvam autoridades com foro de prerrogativa.
O deputado federal José Carlos Becker de Oliveira e Silva, o Zeca Dirceu (PR), afirma que Zé Trovão teria cometido delitos de ameaça, incitação ao crime, apologia de crime ou fato criminoso e de violência arbitrária ao veicular, em suas redes sociais, manifestações de violência política e de intolerância democrática contra Lula.
Em vídeo, que contém fala manipulada de Lula, Zé Trovão insinua que o presidente relativiza pequenos furtos, “dizendo que as pessoas roubam mercados, roubam farmácias, porque elas estão numa situação difícil”. E, em seguida, o xinga: “Não! Ô Lula, seu bandido, seu ladrão! Você é um bandido, um ladrão!”.