A armadilha não é nova. Há muito tempo já se ouve falar dos “miguelitos”, armadilhas feitas com pregos por bandidos para furar pneus com o intuito do motorista parar e ser assaltado.
Em um vídeo, um canal de notícias da cidade de Praia Grande, litoral paulista, fez o alerta para uma nova modalidade: as armadilhas escondidas dentro de uma sacola de plástico para disfarçar os pregos enrolados em folhas de papel.
O vídeo, apesar de não deixar claro onde foi gravado, mostra uma cena que pode acontecer em qualquer lugar do Brasil.
Cuidados contra os bandidos
É importante prestar atenção por onde passa. Uma sacola no meio da rua pode ser uma armadilha ou simplesmente lixo que, mesmo assim, pode danificar os pneus.
Ao notar que o pneu está furado, evite parar em lugares ermos. Tente chegar a um posto de gasolina ou outro lugar mais movimentado.
Andar com o pneu furado, no entanto, pode deformar a peça e ainda amassar a roda.
Caso não haja jeito de sair do local e for mesmo abordado por assaltantes, a recomendação da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo é que se mantenha a calma e siga as ordens dos ladrões.
Nessa situação mantenha as mãos no volante e tente comunicar-se, indicando claramente o que vai fazer: Se for tirar o cinto – ‘Vou tirar o cinto com esta mão, posso?’
Manual de Auto Proteção da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Fonte: UOL.