• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
domingo, 8 de junho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Brasil

Tebet diz que agora sabe pelo menos o nome de indicado de Lula para IBGE e que pode recebê-lo

Por Terra Brasil
28/jul/2023
Em Brasil, Governo
agência Brasil

agência Brasil

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Ministra do Planejamento, pasta a que o instituto está subordinado, diz que irá se encontrar com o presidente na próxima semana e que economista será bem-recebido

— Nada mais justo que atender ao presidente (Lula), independentemente do nome. Acataremos qualquer nome que venha. Agora eu sei o nome dele (Marcio Pochmann) e terei o maior prazer em atender ao presidente Lula. Não faço pré-julgamentos. A conversa será técnica, ele será muito bem-vindo — afirmou. 

A indicação de Pochmann foi antecipada pela colunista do GLOBO Malu Gaspar. O IBGE é subordinado ao Ministério do Planejamento, mas a indicação do economista para presidir o instituto teria sido feita à revelia de Tebet. 

A ministra se encontrará na próxima semana com Pochmann: 

Leia Também

Nova lei altera regras e impacta candidatos de concursos públicos

Nova exigência na placa Mercosul já está valendo no Brasil

Empréstimos consignados ficam travados após mudança no INSS

— Confirmei com a Casa Civil, confirmei com o ministro (Alexandre) Padilha, se era o nome do qual eles estavam mencionando. Eles confirmaram que sim. Agora, o próximo passo é, na semana que vem, marcar uma reunião com o economista e professor da Unicamp Marcio Pochmann. 

Com atraso de dois anos, levantamento atualiza número oficial de brasileiros e perfil da população

 

Quem é Marcio Pochmann?

 

O economista é presidente do Instituto Lula. Antes disso, nos governos de Lula e Dilma Rousseff ele comandou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em uma gestão que foi marcada por polêmicas. 

 

Primeiro pedido de Lula

 

Segundo Tebet, esse foi o primeiro pedido feito pelo presidente Lula, desde que assumiu o cargo. 

— O presidente Lula não me fez um pedido até hoje, nenhum pedido dentro do Ministério ou fora. Diante disso, nada mais justo, óbvio, de atender o presidente Lula, independente do nome que ele apresentaria, que ele ainda não havia me apresentado — declarou. 

A ministra garantiu que o trabalho do economista será técnico à frente do órgão e disse ela ficará no IBGE “enquanto estiver atendendo aos interesses da sociedade brasileira”: 

— Eu vou ouvi-lo primeiro. Tem um lado que tem falado bem. Outro lado que tem feito questionamentos. Eu não quero saber do passado, eu quero saber do presente. A conversa será técnica e ele será tratado como técnico e será muito bem-vindo pela nossa equipe — pontou. 

O economista Marcio Pochmann, indicado por Lula para comandar o IBGE — Foto: Valor/Foto de Arquivo

O economista Marcio Pochmann, indicado por Lula para comandar o IBGE — Foto: Valor/Foto de Arquivo

Tebet disse que não fará pré-julgamentos em relação ao nome de Pochmann, uma indicação que desagradou a integrantes da Fazenda e do Planejamento e também economistas do setor privado. Ela afirmou que a troca no órgão já era esperada, e que conversou com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o próprio ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, sobre o tema. 

— Ontem liguei para o ministro Rui Costa e hoje de manhã para o ministro Padilha. Já tem uns 15 dias que estamos conversando no Planalto nas nossas reuniões com a Junta de Execução Orçamentária, de que estava chegando o momento de trocarmos o presidente do IBGE — disse. 

Em Brasília, onde participou do lançamento do Censo Quilombola, o presidente interino do órgão, Cimar Azeredo, comentou sobre a troca. 

— Sou técnico do IBGE há 42 anos e estou aqui divulgando um Censo e qualquer assunto relacionado ao presidente vocês precisam buscar discutir com o Ministério do Planejamento. Vou continuar no IBGE, sou técnico e diretor. Vamos esperar chegar o novo presidente chegar e entender quais vão ser as decisões dele acerca das equipes — disse. 

Tebet falou ao chegar ao Ministério da Fazenda, onde teve uma reunião com o ministro Fernando Haddad sobre bloqueios do Orçamento da União este ano.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Mulher nua é flagrada atirando em carros que passavam por via movimentada; VEJA VÍDEO

PRÓXIMO

Governo Lula fecha 1º semestre com rombo superior a R$ 40 bilhões

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se