Essa é a terceira vez que a artista precisa ficar em repouso por orientação médica nas últimas semanas
Segundo a assessoria da artista, Joelma está “cuidando sempre das sequelas do Covid (que ela teve cinco vezes entre 2020 e 2022). Existem dias bons e existem dias ruins como muitas pessoas que passaram por isso contam e falam”. A nota ainda afirma que tem resquícios da gripe “bem forte” que a infectou nas últimas semanas e que agora ela precisa “cuidar da saúde para voltar quando estiver 100%”.
— Meus babys, cantar pra vocês e estar com vocês é o que eu mais amo. Já são quase 30 anos de carreira levando esse dom que Papai do céu me deu para os palcos, mas neste momento preciso cuidar da minha saúde para poder voltar 100%. Obrigada por tudo! Amo vocês — disse a artista.
Essa é a terceira vez que Joelma precisa ficar em repouso por orientação médica nas últimas semanas. No início de julho, ela foi diagnosticada com gripe e desde 2020, quando foi infectada pela Covid-19 pela primeira vez, até 2022, após a quinta infecção (a última em novembro de 2022), a cantora nunca mais se sentiu a mesma.
Além do cansaço, o inchaço facial foi um dos sintomas mais característicos em Joelma. O efeito é raro e até então era desconhecido por muitos médicos. Alguns chegaram até duvidar que a reação pudesse mesmo ser da doença. A cardiologista e intensivista Ludhmila Hajjar, responsável pelo tratamento da cantora, em entrevista ao GLOBO na época, confirmou que se tratava de um sinal da infecção.
— Trata-se de um efeito da combinação da Covid-19 com o uso de corticoides.
Joelma usou corticoides durante as infecções, um tratamento comum da doença. O medicamento tem efeito anti-inflamatório e causa inchaços. A Covid, por sua vez, afeta os vasos sanguíneos, deflagrando inchaços. Na maioria das pessoas essa reação ocorre em outras partes do corpo, menos expostas. No caso de Joelma, o problema ficou mais concentrado no rosto.
Em entrevista à revista Quem, a cantora disse que o que ela passou foi “muito pesado” e que ela havia ficado “deformada”.
“Tive todos os sintomas e mais alguns. Foi muito pesado o que eu passei. O meu corpo inchou, eu fiquei maior que uma grávida de nove meses. Fiquei totalmente deformada. Caiu muito meu cabelo, foi uma coisa absurda. Até agora meu corpo não voltou ao normal, tive que mudar de tamanho de sutiã”, disse.
Derrames e paradas cardíacas
Em novembro do ano passado, durante um show na cidade de São Paulo, a cantora desabafou com os fãs e disse que sofreu três derrames e paradas cardíacas.
— Eu tive três derrames oculares. E algumas paradas cardíacas, mas isso ninguém sabe. Eu passei por isso sozinha. Mas Ele [Deus] é a minha força. Nele eu posso todas as coisas — disse.