Pedalar, caminhar ou correr são boas maneiras de perder peso, principalmente correr e pedalar, pois ambos são ótimos queimadores de calorias. Ambos os esportes compartilham benefícios para o nosso corpo, embora seja inegável que cada um também tem suas particularidades.
Correr ou pedalar?
O primeiro passo é saber o que cada um nos entrega e quais são os nossos objetivos.
- O que estamos buscando?
- O que nos atrai mais?
- Que logística temos pra adotar um ou outro?
Para emagrecer: pedalar ou correr?
A tomada de consciência e a consequente mudança de estilo de vida para perder peso ou melhorar a qualidade de vida, é inegavelmente um ato louvável e corajoso. Todos sabemos que a atividade física, junto com alimentação correta e acompanhamento profissional são imprescindíveis.
Mas a dúvida é:
- Qual modalidade de atividade física?
- Colocar o capacete e sair de bicicleta?
- Ou calçar os tênis e sair para andar ou correr?
Consciência das coisas
Repetimos, a primeira coisa a saber é que o esporte é importante, mas não é suficiente. Para perder peso também é necessário se alimentar corretamente e mudar nossos hábitos para outros mais saudáveis. E é um fato que tanto a corrida como o ciclismo são dois desportos excelentes para realizar esta tarefa.
Agora, entender quais são os benefícios que eles nos trazem e qual é o mais adequado para nós vai nos ajudar a tomar a melhor decisão.
A resposta rápida e técnica é que correr é ligeiramente melhor para perder peso. A razão é que o corpo queima mais calorias ao correr do que ao andar de bicicleta.
Queima de calorias
Estabelecer a quantidade exata de calorias que queimamos com determinada atividade é um exercício que beira o impossível, já que muitos fatores diferentes intervêm. Para saber quantas calorias queimamos, é melhor consultar um especialista.
Mesmo assim, podemos generalizar para ter uma ideia: enquanto correr uma hora nos faz perder entre 550 e 830 calorias, pedalar pelo mesmo tempo queima entre 500 e 730 calorias. Ou seja, correr queima cerca de 12% a mais.
Pedalar, pode ser melhor do que correr
Embora o consumo de calorias é ligeiramente superior ao correr, o ciclismo tem outras grandes vantagens. Pedalar é um exercício mais suave, mais prazeroso pra maioria, e pode ser mais motivacional. O vento no rosco, ir mais longe, conhecer mais lugares, são outras vantagens da bicicleta. Por isso, no fim das contas, pedalar pode nos dar melhores resultados. A razão é que, embora queime menos calorias do que a corrida, podemos praticá-la por mais tempo e, portanto, o número de calorias queimadas no final do treino será maior.
É importante lembrar que, o total de calorias dependerá da intensidade e duração do exercício, independentemente de estarmos correndo ou pedalando. Seja como for, a bicicleta é um bom método para queimar calorias e perder gordura abdominal.
Outra vantagem de pedalar é que as articulações sofrem muito menos. Um argumento que pode ser decisivo para algumas pessoas, principalmente para quem tem problemas nos joelhos ou está acima do peso.
Os dois lados da Moeda
Naturalmente o ciclismo também pode causar algum dano. Embora as articulações fiquem muito mais aliviadas, isso pode levar a problemas na região lombar. Daí a importância de consultar um especialista antes de iniciar qualquer exercício, além de verificar se o tamanho e a altura do selim estão corretos ao andar de bicicleta .
O ciclismo é uma boa opção se o que queremos é ganhar massa muscular, embora para ostentar músculos volumosos teremos que combinar o ciclismo com exercícios com pesos.
Por fim, andar de bicicleta pode ser uma rotina mais fácil de incorporar ao seu dia a dia. É cada vez mais comum ir para o trabalho de bike, algo impensável de fazer correndo, ou andando em muitos caos.
O esporte mais antigo do mundo
Andar ou correr, é seguramente a atividade física mais econômica que podemos fazer. O investimento é baixo quando comparado à bicicleta. O ciclismo exige um desembolso maior para comprar todo o material necessário e sua posterior manutenção.
Além disso, se o que buscamos é melhorar o tônus muscular, principalmente nos glúteos, quadríceps e isquiotibiais, a corrida será a melhor opção. Aqui está a principal diferença com o ciclismo: correr não aumentará o tamanho dos músculos, mas nos ajudará a tonificá-los. É por isso que, via de regra, os corredores tendem a ser mais magrinhos do que os ciclistas. Quando corremos, ativamos muitos músculos em todo o nosso corpo e fortalecemos o tônus muscular geral.
E, como dissemos antes, correndo queimamos mais calorias por hora do que pedalando; então precisamos de menos tempo para nos livrarmos das mesmas calorias.
Semelhanças mais do que razoáveis
Ciclismo e corrida compartilham várias semelhanças que os tornam dois esportes que têm mais em comum do que poderíamos pensar à primeira vista. Em primeiro lugar, ambos são aeróbicos. Graças a isso, eles nos fornecem benefícios realmente bons para o nosso corpo. De fato, quem pratica um desses dois esportes tem menor índice de doenças cardiovasculares, hipertensão ou colesterol.
Ambos são exercícios ao ar livre que podem estar muito em contato com a natureza, embora também sejam frequentemente praticados em ambientes urbanos. Em ambos os casos, a saúde cardiovascular é fortalecida, aumentando o fluxo sanguíneo e o oxigênio no corpo. Mesmo assim, deve-se considerar que todos os excessos são ruins, então exercícios excessivamente intensos podem afetar negativamente a saúde do nosso coração.
E é claro, você não precisa sacrificar um ou outro, pois pode optar por uma combinaçãodos dois – ambos trazem inúmeros benefícios – a escolha é sua.
Créditos: Revista Bicicleta.