Ver essa foto no Instagram
Em um pronunciamento marcante no plenário do Congresso dos Estados Unidos no dia 12 de julho, o congressista George Santos, que é filho de brasileiros, fez uma denúncia contundente sobre a atual situação política no Brasil. Esta foi a primeira vez que a atual situação brasileira foi discutida em detalhes na câmara mais influente do mundo.
Em seu discurso, Santos criticou duramente a postura do atual presidente brasileiro, Lula, referindo-se a ele como “descondenado”. O congressista também reprovou a aproximação do Brasil com o líder venezuelano Nicolás Maduro, frequentemente rotulado como narco-terrorista, e com o Partido Comunista Chinês. Segundo ele, estas relações estreitadas representam um distanciamento significativo nas relações entre o Brasil e os Estados Unidos.
Além disso, Santos citou ações hostis do governo brasileiro em relação à Ucrânia e ao dólar americano para ilustrar a deterioração das relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos.
O congressista também ressaltou a importância geopolítica do Brasil no cenário internacional e expressou preocupação com o que ele considera uma escalada de medidas autoritárias, restringindo a liberdade de expressão e outras liberdades civis no país sul-americano.
Santos cobrou uma postura dos seus colegas: “Eu imploro aos meus colegas que tratem o assunto com a atenção que merece”.
Este pronunciamento traz luz a importantes questões sobre o futuro das relações entre Brasil e Estados Unidos e o impacto potencial na estabilidade regional e global, além de colocar o governo brasileiro em uma situação constrangedora.