Em um vídeo postado nas redes sociais na noite de quinta-feira 13, o ex-presidente Jair Bolsonaro comentou a declaração de Renato Janine Ribeiro, ministro da Educação entre abril e outubro de 2015, no governo de Dilma Rousseff, de que houve fraude nas eleições de 2018.
Na quarta-feira 12, Ribeiro, sem apresentar qualquer prova, afirmou que a “fraude eleitoral” foi responsável por levar “ao poder quem jamais ganharia eleições livres e limpas”. Naquelas eleições, Bolsonaro foi eleito presidente com 55,13% dos votos, derrotando o petista Fernando Haddad no segundo turno.
Jair Bolsonaro disse que em novembro de 2018 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)determinou a abertura de um inquérito — ele informou o número IPL 1361/2018-4SR/PF/DF — que até agora não foi concluído. “Curiosamente, até hoje esse inquérito está em aberto e foi esse inquérito o qual eu explanei em uma reunião com embaixadores, que serviu de base para que me tornasse inelegível.”
Em decisão de 30 de junho, o TSE, por maioria, entendeu que Bolsonaro cometeu abuso de poder econômico e cassou seus direitos políticos por 8 anos.
“O curioso disso tudo: por que esse inquérito não é fechado? Houve fraude ou não em 2018? Espero que o senhor Janine com a força que ele demonstra ter junto ao presidente da República e ao ministro da Justiça faça com que esse inquérito seja concluído para que essa dúvida se dissipe de vez”, declarou Bolsonaro, no vídeo. “Vocês vão ter uma surpresa. Eu só não falo sobre o inquérito porque ele tem o carimbo de que é sigiloso”, declarou o ex-presidente.