Assim como a vencedora do Miss Holanda, a dona do concurso Miss Universo também é uma mulher trans.
A tailandesa Anne Jakkaphong Jakrajutatip, de 44 anos, é CEO da JKN Global Group PCL, empresa de distribuição de mídia com sede na Tailândia que defende os direitos das pessoas transgênero.
A magnata de mídia tailandesa comprou o Miss Universo, o Miss Estados Unidos e o Miss Adolescente Estados Unidos por US$ 20 milhões, em 2022.
Ela também é fundadora e diretora da Life Inspired for Transsexual Foundation, organização de caridade voltada para os transgêneros da Tailândia.
Anne Jakrajutatip é a primeira mulher trans a possuir o concurso Miss Universo
Anne Jakrajutatip é a primeira mulher trangênero não norte-americana a possuir o concurso em sete décadas. Entre 1996 e 2015, o Miss Universo pertenceu ao empresário Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos.
O concurso deste ano será em El Salvador, na América Central, durante o mês de dezembro. Na competição internacional, o Brasil será representado pela gaúcha Maria Brechane.
Anne Jakrajutatip também é apresentadora de televisão. Ela nasceu numa família de origem chinesa e tailandesa em Bangcoc, na capital da Tailândia. Seus pais tinham uma locadora de vídeo. Ela estudou relações internacionais em Queensland, na Austrália.
Em 2018, Anne se tornou CEO do JKN Global Group. Em 2019, foi a primeira mulher trans e a primeira tailandesa a receber o Prêmio Asia Media Woman of the Year (Mulher do Ano da Mídia da Ásia), em Singapura.
Por meio do serviço de barriga de aluguel, a mulher trans dona do Miss Universo se tornou mãe de duas crianças: Andrew, o mais velho, e Angela. Ambos possuem cidadania norte-americana. A família vive em Bangcoc.
Revista Oeste