As causas para a prisão de ventre são várias, mas uma alimentação pobre em fibras e em água costuma estar entre as principais. São esses dois fatores que contribuem para a formação do bolo fecal no intestino e proporcionam maior mobilidade para que as fezes sejam evacuadas sem grandes dificuldades.
A nutricionista Fernanda Coimbra, da Clínica Tivolly, de Brasília, ressalta a importância da hidratação. “De nada vai adiantar comer vegetais e frutas fibrosas sem beber água eficiente. O bolo fecal é formado pela hidratação e pelo consumo de alimentos que ajudam na digestão”, destaca.
“É importante ir ao banheiro pelo menos três vezes por semana, pois uma simples constipação pode se tornar uma inflamação intestinal ou provocar infecções, como a diverticulite. O intestino é nosso segundo cérebro e merece atenção”, afirma Fernanda.
Confira alimentos que ajudam a soltar o intestino e, por isso, são chamados de laxantes naturais:
1. Ameixas
“A ameixa é bastante indicada contra a constipação. Ela é rica em fibras solúveis e insolúveis. Essas fibras auxiliam no processo de motilidade intestinal. A fruta tem ainda a vantagem de ser um adoçante natural devido à substância sorbitol”, afirma a nutricionista.
2. Café
Além de manter as pessoas acordadas, o café pode servir como estimulante para o funcionamento do intestino. “A bebida melhora a contração muscular do órgão, o que permite uma melhor movimentação das fezes para a evacuação”, assinala Fernanda.
3. Chia e linhaça
As sementes de chia e linhaça são ricas em ômega-3, ferro, zinco, magnésio, cálcio e vitamina E. Por serem fibrosas, elas produzem um gel no intestino que dá maior consistência ao bolo fecal, o que permite um melhor trânsito intestinal.
4. Kiwi
Outro aliado importante contra a constipação é o kiwi. A fruta, de origem chinesa, além de ser fibrosa, contém uma enzima chamada actinidina. Ela melhora a digestão, promovendo melhor motilidade intestinal.
5. Ruibarbo
O ruibarbo é uma planta com poderoso efeito estimulante e digestivo. “Ele possui substâncias como crisofânico, antraquinonas e glicosídeos, que podem funcionar como laxante natural na forma de chá”, afirma a nutricionista. Ela alerta, entretanto, que as folhas do ruibarbo são tóxicas e não devem ser incluídas no preparo.
Créditos: Metrópoles.