Um bar secreto em Santos, no litoral de São Paulo, mantém segredo há quatro anos e viralizou nas redes sociais com mais de 20 mil seguidores. Inspirado nos antigos bares clandestinos norte-americanos, o Hideout Speakeasy, vem conquistando uma legião de fãs amantes da coquetelaria, mantendo apenas a aposta no charme e mistério de ser um bar escondido.
O local não tem placa na fachada e as portas ficam sempre fechadas. Ao traduzir o nome para ‘Esconderijo, fale baixo’ já dá para entender a proposta. O termo speakeasy [fale baixo], inclusive, é comum para se referir a esse estilo de estabelecimento, pois era usado para se referir aos pontos que vendiam bebidas alcoólicas secretamente durante a Lei Seca nos EUA, entre 1920 e 1933.
“Eu acho que o segredo [para atrair a atenção] é ser muito fiel ao conceito na casa. Ao longo desses quatro anos, a gente manteve a ideia inicial do bar, que é manter o anonimato”, disse a dona do espaço Aline Araújo, de 36 anos.
À reportagem ela contou que para conhecer o local, existe uma regra do mundo moderno: enviar uma solicitação para seguir o Instagram do bar, que funciona de terça a sábado, das 19h às 2h.
“Fazemos esse controle. Os interessados mandam uma mensagem privada solicitando a reserva e, após nossa aprovação, ele [cliente] recebe o endereço da casa”, explicou.
O bar tem espaço para até 50 pessoas e conta com uma área externa, na parte dos fundos, onde pode ser usado para o consumo de charutos e cigarros.
Foto: Daniela Rucio
“Mantemos a luz baixa e apenas o bar todo iluminado na parte interna, um convite para tomar um bom drinque, sozinho ou acompanhado”, contou Aline, que tem 12 drinks diferentes, preparados com whisky, licores, destilados e especiarias.
Todos veem com a história da bebida, apresentada em um menu cronológico com alguns marcos da coquetelaria – há opções de petiscos.
Fonte: G1.